Aconteceu, de 29 de agosto a 1 de setembro de 2016, o VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB), na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo. O Congresso contou com a presença de dois grandes especialistas no Pentateuco: Jean-Louis Ska e Thomas Römer. O Congresso também reuniu muitos biblistas brasileiros proporcionando um encontro importante de gerações.
Na seção de comunicações, apresentei o trabalho “Aquele que é, Aquele que era, Aquele que vem”, cujo resumo é o seguinte:
No livro do Apocalipse, aparece três vezes a expressão “Aquele que é, Aquele que era, Aquele que vem” (Ap 1,4; 1,8; 4,8). Ela é própria do Apocalipse, tendo sido criada pelo autor desse escrito a partir de outras expressões das Escrituras. A expressão encontra-se no endereçamento das cartas às igrejas da Ásia, senão de todo o Apocalipse. A expressão abre e fecha o endereçamento (Ap 1,4-8). A expressão reaparece na visão do Trono (Ap 4,8). A presente comunicação pretende mostrar quais as possíveis expressões que serviram para a criação dessa expressão e a quem ela se refere, ou seja, quem é “Aquele que é, Aquele que era, Aquele que vem”?
Comments